NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Grammy reduz categorias e elimina prêmio de Gospel Tradicional

Publicado em 08-04-2011

Texto: Marcos Bin

Tags: premiações musicais  

Neil Portnow, presidente da Recording Academy

Mais importante premiação musical do mundo, o Grammy Awards está menor e mais rigoroso. A partir de 2012, o número de categorias será reduzido de 109 para 78. Entre as que foram extintas, há desde o exótico prêmio de Melhor Álbum de Histórias Infantis até o conhecido troféu de Melhor Álbum de Gospel Tradicional. Além disso, não haverá mais distinção entre gêneros – ou seja, homens e mulheres competirão igualmente, nas mesmas categorias.

As mudanças, que estão sendo consideradas a maior revisão do Grammy em seus 53 anos de história, têm o objetivo de adequar a premiação aos novos tempos da indústria fonográfica e tornar a disputa mais competitiva. “Isso eleva o jogo e preserva a estima da comunidade criativa, o elemento mais importante do prêmio”, disse Neil Portnow, presidente da Recording Academy, em matéria publicada pela agência de notícias AP, reproduzida no site do jornal O Globo.

A reportagem ressalta que, por enquanto, nenhum gênero musical foi excluído do Grammy. As categorias extintas, agora, farão parte de campos maiores. Por exemplo, os artistas que concorriam ao prêmio de Melhor Álbum de Música Havaiana terão que disputar o troféu de Melhor Álbum de Música Regional, que compreende mais gêneros.

Entretanto, há uma nova exigência: cada categoria deverá ter ao menos 40 inscritos, em vez de 25, e aquelas que tiverem entre 25 e 39 terão apenas três indicados, em vez de quatro ou cinco. Caso uma categoria receba menos de 25 inscrições, será cancelada naquele ano. Se isso acontecer por três anos consecutivos, a categoria será extinta e o material recebido será realocado em outras categorias.

Para a AP, as mudanças parecem tornar ainda mais difícil a vida dos artistas menos conhecidos, que antes concorriam às categorias menores.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.