NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Morre o autor da música 'Segura na mão de Deus'

Publicado em 27-04-2018

Texto: Redação Efrata Music

Tags: história da música gospel  gospel e popular  

Nelson Monteiro da Mota gravou seu maior sucesso em 1973 - Foto: Reprodução
Nelson Monteiro da Mota gravou seu maior sucesso em 1973 - Foto: Reprodução

Morreu nesta sexta-feira (27), em Nilópolis, na Baixada Fluminense, o cantor, compositor e pastor Nelson Monteiro da Mota, autor da música Segura na mão de Deus. Ele tinha 82 anos e enfrentava problemas cardíacos.

A notícia foi dada por Mito, tecladista do Novo Som e filho de Mota, no perfil da banda no Instagram.

Mito estava com o Novo Som em Caruaru (PE), onde a banda faz show neste sábado (28). Assim que soube da morte do pai, o músico voltou para o Rio de Janeiro, com chegada prevista para a madrugada.

O Novo Som decidiu manter a apresentação em Pernambuco. Outro tecladista assumirá o lugar de Mito.

Além do arraial

Lançada por Nelson Monteiro da Mota em 1973, no álbum de mesmo título, Segura na mão de Deus se tornou não só seu maior sucesso, como um marco da música evangélica brasileira. Foram dezenas de regravações, de Luiz de Carvalho a Ed Wilson, passando por Dudu França, Carmen Silva, padre Marcelo Rossi e a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano.

O êxito da música foi tão grande que muitas releituras não deram o devido crédito ao autor, trazendo a inscrição “domínio público”, como destacado por Elvis Tavares em artigo para a Efrata Music.

Além de músico e pastor, Nelson Monteiro da Mota era jornalista e advogado. Em 1994, ele recebeu da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o título de Cidadão do Estado.

Mota deixa esposa e cinco filhos.

Elvis Tavares

OPINIÃO

Por Elvis Tavares

Um pequeno gesto grandioso: no início dos anos 1980, saiu o primeiro disco de Álvaro Tito. Fui com ele de ônibus – estávamos saindo da adolescência – à igreja de Nelson Monteiro da Mota (1936-2018), a convite do pastor, levando 5 LPs e torcendo para que alguém comprasse, porque não tínhamos dinheiro para voltar para casa, de Nilópolis, na Baixada Fluminense, para Campo Grande, Zona Oeste do Rio. No finalzinho, somente, o Pr. Nelson Monteiro da Mota comprou um disco, salvando a gente da fome – comemos um biscoito waffer na rodoviária de Nilópolis. Depois pegamos o ônibus, e a vida seguiu.

Fonte: livro "Álvaro Tito – Uma biografia sem barreiras"

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.