NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Morre Waldyr Sant'anna, dublador original de Homer Simpson

Publicado em 21-04-2018

Tags: cultura e política  

Waldyr Sant’anna foi o primeiro dublador de Homer Simpson no Brasil - Foto: Reprodução
Waldyr Sant’anna foi o primeiro dublador de Homer Simpson no Brasil - Foto: Reprodução

Morreu neste sábado (21), aos 81 anos, no Rio de Janeiro, o ator e dublador carioca Waldyr Sant’anna, famoso por dar voz ao personagem Homer Simpson. A causa da morte não foi divulgada. De acordo com a revista Veja, o artista tinha problemas de alcoolismo e havia sido internado no começo do mês.

Sant’anna foi a voz brasileira de Homer nas sete primeiras temporadas de Os Simpsons e da 15ª à 18ª. Em 2007, no lançamento do filme inspirado na série animada, ele já não dublava o personagem, devido a um processo que movia contra a 20th Century Fox. O artista reclamava de pagamentos não realizados e do uso não autorizado de sua voz em DVDs do programa.

Na época, Sant’anna publicou uma nota justificando sua saída: "Agradeço profundamente emocionado todas as demonstrações de descontentamento pela minha substituição na série e no longa-metragem dos Simpsons. Estou sendo penalizado e até condenado por alguns, pelo fato de ter tido a coragem de cobrar o que nossa legislação garante, o que ao longo dos últimos 50 anos os distribuidores de filmes insistem em desrespeitar e a pressão econômica exercida pelo capital estrangeiro nos obriga a aceitar, ou não sobreviver deste trabalho caso se rebele."

Além da animação, na qual também dublou o Vovô Simpson, Sant’anna deixou sua marca no cinema. Ele foi a voz de Eddie Murphy em vários filmes, como "Um tira da pesada" e "Um príncipe em Nova York", e de outros famosos hollywoodianos, a exemplo de Morgan Freeman e Harrison Ford.

Como ator, um de seus papéis mais famosos foi do jagunço Terêncio na novela "Roque Santeiro". Na TV, Sant’anna atuou ainda em diversos outros folhetins, programas infantis e séries. Ele também era formado em Direito.

Em 2010, o artista participou de um debate sobre direitos autorais na TV Boas Novas, com participação de Elvis Tavares, manager da Efrata Music.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.