NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Marca desiste de coleção após acusações de apologia ao nazismo

Publicado em 21-04-2018

Texto: Redação Efrata Music

Tags: cultura e política  

Capa do catálogo da coleção de inverno da Lança Perfume, que foi tirada das lojas - Foto: Reprodução
Capa do catálogo da coleção de inverno da Lança Perfume, que foi tirada das lojas - Foto: Reprodução

A marca de roupas femininas Lança Perfume, de Criciúma (SC), retirou das lojas sua recém-lançada coleção de inverno, chamada "Uma noite em Berlim", após acusações de apologia ao nazismo. Também foram excluídas as fotos do catálogo postadas na página da empresa no Facebook. O anúncio foi feito por meio de uma nota publicada na rede social na quinta-feira (19).

A polêmica começou após a publicação das fotos. De acordo com o jornal O Globo, algumas peças da marca faziam alusão a uniformes militares e foram estampadas com a Cruz de Ferro, símbolo que, apesar não ter sido criado pelos nazistas, acabou apropriado pelo regime, sendo a mais alta condecoração do Terceiro Reich.

A repercussão foi imediata, com uma enxurrada de críticas entre os seguidores da marca no Facebook.

A Lança Perfume tentou se defender informando a origem do símbolo. "A Cruz de Ferro foi instituída pelo Rei da Prússia ainda no século XVIII para homenagear os soldados prussianos que se destacassem por bravura no campo de batalha. Já em 1871, quando a Alemanha foi formada, ela passou a ser adotada pelo exército alemão, e assim o é até hoje. Não é um elemento nazista, portanto", explicou a marca, em resposta a um comentário.

Não foi suficiente para convencer os detratores das peças. "Isso é péssimo, independentemente da explicação que queiram dar. Tirem essa coleção do catálogo! Tudo o que a gente NÃO precisa neste momento é alusão, ainda que imaginária, ao nazismo!", criticou um internauta.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.