NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Paul Simon, autor de hit gravado por evangélicos, anuncia aposentadoria

Publicado em 08-02-2018

Texto: Redação Efrata Music

Tags: política e cultura  gospel e popular  

Cartaz do show de despedida de Paul Simon - Foto: Reprodução
Cartaz do show de despedida de Paul Simon - Foto: Reprodução

Depois de Elton John, outro ícone da música pop anunciou que vai se aposentar. O cantor e compositor Paul Simon, de 76 anos, fará seu show de despedida no dia 15 de julho, no Hyde Park, em Londres. Ele será acompanhado por James Taylor e Bonnie Raitt, que farão as apresentações de abertura.

O americano Paul Frederic Simon alcançou o sucesso com a dupla Simon & Garfunkel, formada com Art Garfunkel em 1964. Quase todo o repertório era composto por Simon, que também assinou dois dos maiores sucessos da dupla, Mrs. Robinson e Bridge over troubled water.

Esta última, lançada por Simon & Garfunkel em janeiro de 1970 – e regravada cinco meses depois por Elvis Presley –, é bem conhecida dos evangélicos. Além dos registros de nomes do gospel internacional, a exemplo de Michael W. Smith e do grupo Oslo Gospel Choir, cantores nacionais como Marco Aurélio, Davi Montenegro e Martin Lutero também gravaram a canção, sob o título Ponte sobre as águas turvas.

A ligação de Bridge over troubled water com o gospel não é coincidência. Paul Simon, que desejava gravar uma canção com som de piano gospel, foi influenciado por uma das bandas evangélicas que ouvia na época, The Swan Silvertones, popular nas décadas de 1940 e 1950.

A inspiração para a letra veio de uma música do grupo, Oh, Mary, don’t you weep (“Oh, Maria, não chore”), mais precisamente da frase “I’ll be a bridge over deep water/ If you trust My name” (“Eu serei uma ponte sobre águas profundas/ Se você confiar no Meu nome”). As palavras, na versão de Paul Simon, viraram o refrão da música, que ele dedicou à esposa, Peggy: “Like a bridge over troubled water/ I will lay me down” (“Como uma ponte sobre águas turbulentas/ Eu me estenderei”).

A gravação de Simon & Garfunkel ganhou quatro prêmios Grammy em 1970, incluindo melhor canção e melhor arranjo. O álbum, também intitulado Bridge over troubled water, levou mais uma estatueta. Foi o quinto e último trabalho da dupla.

Paul Simon manteve uma bem-sucedida carreira solo. Em 1990, ele gravou nas ruas de Salvador, com a bateria do Olodum, o clipe da música The obvious child, faixa do álbum The rhythm of the saints.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.