NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Morre o cantor Edwin Hawkins, intérprete de ‘Oh happy day’

Publicado em 16-01-2018

Texto: Redação Efrata Music e UOL (15-01-2018)

Tags: cantores(as) e bandas  história da música gospel  

Edwin Hawkins gravou 'Oh happy day' em 1967, numa igreja - Foto: Reprodução/Twitter
Edwin Hawkins gravou 'Oh happy day' em 1967, numa igreja - Foto: Reprodução/Twitter

Morreu nesta segunda-feira (15), nos Estados Unidos, o cantor americano Edwin Hawkins, aos 74 anos. O músico, que estava em sua casa, em Pleasanton, na Califórnia, sofria de câncer no pâncreas, informou seu empresário a agências de notícias.

Nascido em 18 de agosto de 1943, em Oakland (Califórnia), Hawkins ficou famoso pela canção “Oh happy day”, interpretada por ele e seu grupo vocal, The Edwin Hawkins Singers. A música rendeu ao cantor um Grammy de melhor performance gospel, levou seu grupo a ficar reconhecido internacionalmente e é considerada um hino gospel dos Estados Unidos.

“Oh happy day” voltou às paradas em 1992 como trilha sonora do filme “Mudança de Hábito”, estrelado por Whoopi Goldberg. No longa, a atriz é uma cantora que vai parar em um convento disfarçada de freira e acaba revolucionando o coral local.

A história da música

Hawkins e seu grupo gravaram “Oh happy day” em 1967, numa igreja. A música se tornou um sucesso internacional dois anos depois, atingindo o quarto lugar das paradas nos EUA e o segundo no Reino Unido.

“Oh happy day” foi adaptada de um hino escrito em meados do século 18, “O happy day that fixed my choice” (“Oh dia feliz em que fiz a minha escolha”), pelo clérigo inglês Phillip Doddridge. Em meados do século 19, ganhou nova melodia composta por Edward F. Rimbault, que acrescentou um refrão. Passou, então, a ser usada comumente em cerimônias de batismo ou crisma nos EUA e Reino Unido.

A canção foi incluída na lista “Songs of Century” (“Músicas do Século”) da Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA, na sigla em inglês) e venceu um Grammy na categoria Melhor Performance de Soul Gospel em 1970.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.