NotÍcias
![]() |
![]() |
![]() |
No Brasil, uma obra entra em domínio público 70 anos após a morte do autor, independentemente de onde ele tenha nascido ou da data do registro de sua criação. Com isso, o trabalho pode ser reproduzido ou reescrito sem nenhum tipo de autorização ou pagamento de direitos autorais.
Este ano, um dos autores que entram em domínio público no país é o ocultista inglês Aleister Crowley, classificado muitas vezes como satanista. Nascido em 1875, com o nome Edward Alexander Crowley, ele foi criador da seita Thelema, que inspirou a música Sociedade alternativa, de Raul Seixas. A “lei” citada na letra são os escritos que fundamentam a crença, passados a Crowley, segundo ele relatava, de modo sobrenatural.
A música internacional é repleta de referências ao mago, especialmente nos anos 1960 e 1970, por nomes como Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden e Black Sabbath. Os primeiros foram os Beatles, que o colocaram na capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967.
O pai de Crowley era membro de uma denominação cristã conservadora, e um dos atos praticados era ler um capítulo da Bíblia diariamente – na verdade, atitude que deveria ser comum a todos os fiéis que comungam o cristianismo. Após concluir seus estudos – ele se formou em Filosofia na Universidade de Cambridge –, tornou-se amplamente cético, agindo, a partir daí, contra a moralidade cristã na qual fora criado.
Além de sua ligação com o misticismo, Crowley era também um premiado jogador de xadrez, alpinista, crítico social, tradutor, poeta e dramaturgo, com uma prolífica produção literária, em várias áreas. Ele morreu em 1947, na Inglaterra, aos 72 anos.
17-01-2018 | Por Elvis Tavares
Por que Mickey Mouse não respeita a Lei Autoral?05-01-2018 | Por Elvis Tavares
Evento em São Paulo reúne João Alexandre e Leonardo Gonçalves06-05-2017 | Por Marcelo Tavares
Rio de Janeiro tem concertos gratuitos em festival internacional de harpaCopyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.
Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.