NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Obras de ocultista que inspirou Raul Seixas entram em domínio público

Publicado em 09-01-2018

Texto: Redação Efrata Music

Tags: direitos autorais  

Aleister Crowley é referenciado por roqueiros do mundo inteiro - Foto: Reprodução/Jornal Opção
Aleister Crowley é referenciado por roqueiros do mundo inteiro - Foto: Reprodução/Jornal Opção

No Brasil, uma obra entra em domínio público 70 anos após a morte do autor, independentemente de onde ele tenha nascido ou da data do registro de sua criação. Com isso, o trabalho pode ser reproduzido ou reescrito sem nenhum tipo de autorização ou pagamento de direitos autorais.

Este ano, um dos autores que entram em domínio público no país é o ocultista inglês Aleister Crowley, classificado muitas vezes como satanista. Nascido em 1875, com o nome Edward Alexander Crowley, ele foi criador da seita Thelema, que inspirou a música Sociedade alternativa, de Raul Seixas. A “lei” citada na letra são os escritos que fundamentam a crença, passados a Crowley, segundo ele relatava, de modo sobrenatural.

A música internacional é repleta de referências ao mago, especialmente nos anos 1960 e 1970, por nomes como Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden e Black Sabbath. Os primeiros foram os Beatles, que o colocaram na capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967.

O pai de Crowley era membro de uma denominação cristã conservadora, e um dos atos praticados era ler um capítulo da Bíblia diariamente – na verdade, atitude que deveria ser comum a todos os fiéis que comungam o cristianismo. Após concluir seus estudos – ele se formou em Filosofia na Universidade de Cambridge –, tornou-se amplamente cético, agindo, a partir daí, contra a moralidade cristã na qual fora criado.

Além de sua ligação com o misticismo, Crowley era também um premiado jogador de xadrez, alpinista, crítico social, tradutor, poeta e dramaturgo, com uma prolífica produção literária, em várias áreas. Ele morreu em 1947, na Inglaterra, aos 72 anos.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.