MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

OFTV celebra 40 anos de carreira de Shirley Carvalhaes

Publicado em 07-11-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: cantores(as) e bandas  

Em sua bem-sucedida trajetória musical, Shirley Carvalhaes gravou canções de diferentes estilos e dos mais diversos compositores - Foto: Divulgação
Em sua bem-sucedida trajetória musical, Shirley Carvalhaes gravou canções de diferentes estilos e dos mais diversos compositores - Foto: Divulgação

Com mais de quatro décadas de carreira, passagens por várias gravadoras – entre elas as multinacionais Warner e Sony Music – e milhões de álbuns vendidos, a cantora Shirley Carvalhaes ganhou uma homenagem do programa Onde os Fracos Têm Vez (OFTV), apresentado por Elvis Tavares na rádio Sara Brasil FM, de Florianópolis (SC). A edição do último sábado (3/11) foi toda dedicada à artista carioca, nascida na musical data de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, quando as bandas marciais das Forças Armadas ditam o ritmo dos desfiles cívicos.

Shirley Carvalhaes de Camargo iniciou sua trajetória profissional em 1976, ao ser convidada de última hora pelo cantor Wilson de Almeida para substituir a esposa dele, que estava doente, na gravação do álbum Acima das estrelas. Daquele trabalho, Elvis Tavares pinçou a faixa-título, primeiro sucesso da cantora. Mas, no programa, foi apresentada uma versão bem diferente da original, com a levada bossa-novista de Wanda Sá, uma das principais vozes femininas do gênero imortalizado por João Gilberto.

Uma das características de Shirley Carvalhaes mais enaltecidas no programa foi o ecletismo. Embora tenha adotado um estilo musical que, nos EUA, seria classificado como country, a cantora tramita por praticamente todos os gêneros. Prova disso é que, em 1984, numa época em que a crítica evangélica ainda resistia a ritmos que não eram originários da Europa, ela gravou Felicidade é, um reggae (ritmo surgido na Jamaica).

Outro ponto destacado por Elvis Tavares foi o “faro” de Shirley Carvalhaes para o sucesso. Mesmo sem o apoio da grande mídia em vários momentos da carreira, ela sempre manteve o status de uma das maiores vendedoras de discos do Brasil. Em 2003, por exemplo, após boatos de que abandonaria a música, gravou, pela pequena Art Gospel, o CD Há uma saída, que ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas, ganhando disco de ouro – prêmio recebido por Shirley Carvalhaes no Programa Raul Gil.

Além disso, a cantora soube se valer da “onda” de álbuns ao vivo que marcou a música gospel brasileira a partir dos anos 1990, gravando trabalhos que tiveram grande receptividade do público. Um deles foi Tudo sobre mim, de 2004, que teve entre os destaques a faixa Santo, santo. Composta por Juliane Lima, a música soma mais de 4 milhões de visualizações no YouTube.

O leque de compositores, por sinal, é mais um aspecto notável na carreira de Shirley Carvalhaes. Um dos nomes mais presentes nas fichas técnicas de seus álbuns é o de Paulo Silva, autor, por exemplo, do hit Porta de amor. Elvis Tavares também lembrou gravações de obras de Paulo Francisco (Momentos) e Waldecir Aguiar (De coração pra coração), entre outros.

Confira abaixo a íntegra do OFTV de 3 de novembro.

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.