NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Prefeito de São Paulo quer cobrar imposto de empresas de streaming

Publicado em 25-09-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: streaming  

Para João Dória, empresas como Netflix e Spotify devem pagar ISS e não repassar a cobrança para o consumidor - Foto: Reprodução/Tecmundo
Para João Dória, empresas como Netflix e Spotify devem pagar ISS e não repassar a cobrança para o consumidor - Foto: Reprodução/Tecmundo

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), quer taxar serviços de streaming, como Netflix e Spotify, que atuem na cidade.

Depois da repercussão negativa do projeto - enviado à Câmara de Vereadores da capital paulista em meados de setembro - que regula a cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS) a empresas do ramo, o político tucano foi ao YouTube se explicar.

No vídeo, Dória argumenta que está cumprindo a lei (157/2016) que reformulou a cobrança do ISS no país.

"Todos os municípios brasileiros têm que cobrar impostos de quem presta serviços, inclusive nessa área de streaming. Ora, era só o que me faltava agora a Netflix, aqui no Brasil, não pagar impostos", bradou o prefeito.

Dória também alega que as mesmas empresas pagam impostos municipais e federais nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, então o Brasil não deveria fugir à regra.

Além disso, para o líder da maior cidade do Brasil, as companhias não devem repassar aos consumidores a despesa com a taxação.

"O lucro da Netflix e de outras empresas de streaming é suficientemente alto para pagar os impostos municipais, seja na cidade de São Paulo ou em qualquer cidade do país", disse o prefeito.

E ele completou:

"O dono da Netflix é bilionário. Não tenho nada contra isso. Da Spotify também. Agora, não venha querer ganhar em cima do consumidor, daquele já paga bem por esse serviço. Paguem seus impostos, Netflix e Spotify, como empresas responsáveis. As brasileiras fazem isso, vocês podem fazer também."

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.