NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Filme sobre ex-Bozo Arlindo Barreto vai disputar vaga no Oscar

Publicado em 16-09-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: direitos autorais  política e cultura  

Vladimir Brichta como Augusto Mendes, personagem inspirado em Arlindo Barreto, naquela que tem sido considerada uma de suas melhores atuações - Foto: Divulgação
Vladimir Brichta como Augusto Mendes, personagem inspirado em Arlindo Barreto, naquela que tem sido considerada uma de suas melhores atuações - Foto: Divulgação

O filme "Bingo - O Rei das Manhãs", dirigido por Daniel Rezende, será o representante brasileiro na tentativa de uma indicação a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2018. O longa é inspirado na vida do ator e hoje pastor Arlindo Barreto, mais famoso intérprete, no Brasil, do palhaço Bozo. O nome do personagem, criado nos Estados Unidos em 1946, precisou ser trocado por conta de direitos autorais.

Na adaptação, Barreto virou Augusto Mendes, vivido por Vladimir Brichta. Como antecipou reportagem da Efrata Music em junho de 2016, o ator, para se preparar para o papel, precisou emagrecer oito quilos e fazer aulas de circo.

A história narra toda a trajetória profissional de Barreto, desde o início no cinema pornô até a conversão, passando pela dependência de álcool e drogas.

Lançado no final de agosto, o filme recebeu elogios da crítica. Segundo o cineasta e produtor João Daniel Tikhomiroff, membro da comissão que elegeu o longa para tentar representar o Brasil no Oscar, a escolha se deu porque "Bingo" atendeu a quesitos como universalidade, linguagem cinematográfica e compreensão internacional.

"Além de ser extremamente bem estruturado, com roteiro, elenco e edição, é muito bem-feito. Nos deixou bastante impactados, e este é o primeiro critério que focamos", disse, em entrevista à Agência Brasil.

O país não concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desde 1999, com "Central do Brasil", do diretor Walter Salles.

Homenagem

Em seu programa de rádio Onde os Fracos Têm Vez (OFTV), Elvis Tavares, manager da Efrata Music, homenageou Arlindo Barreto com a "versão convertida" da música Sempre rir, que abria o programa do Bozo na TV. A regravação, feita para um dos álbuns evangélicos que o pastor lançou nos anos 1990, é antecedida de um breve testemunho dele.

Ouça abaixo o OFTV com a homenagem de Elvis Tavares a Arlindo Barreto.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.