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Morre o autor do jingle 'Silvio Santos vem aí'

Publicado em 01-08-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: direitos autorais  

O publicitário venceu uma batalha judicial contra o SBT pelos direitos autorais de sua obra mais famosa - Foto: Reprodução/YouTube
O publicitário venceu uma batalha judicial contra o SBT pelos direitos autorais de sua obra mais famosa - Foto: Reprodução/YouTube

Morreu nesta segunda (31), em São Paulo, o publicitário Archimedes Messina, autor do jingle Silvio Santos vem aí, usado há anos pelo dono do SBT na abertura de seu programa dominical. Messina tinha 85 anos e sofreu ruptura de um vaso do fígado, de acordo com o UOL. Ele deixa mulher e dois filhos.

Em 2001, o publicitário iniciou uma batalha judicial contra o SBT pelos direitos autorais do jingle, que até então era usado sem nenhum pagamento ao autor. A disputa só se encerrou dez anos depois, em 2011, com vitória de Messina, que recebeu de indenização R$ 5 milhões por danos morais e materiais.

Em entrevista ao UOL, Alexande Guerra, amigo do publicitário, contou que as duas partes chegaram a um acordo para que o jingle continuasse a ser usado por Silvio Santos.

Embora seja sua obra mais conhecida, o jingle para o dono do SBT foi apenas um dos mais de 400 comerciais que Messina criou para rádio e televisão. Também são dele, por exemplo, jingles da Varig e do Café Seleto.

Processo é tema de monografia

A ação indenizatória promovida pelo autor do jingle Sílvio Santos vem aí mereceu destaque na monografia de Elvis Tavares para a conclusão do curso de pós-graduação em Propriedade Intelectual na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), sob o título Ausência de prazo prescricional na Lei de Direitos Autorais (LDA) e as consequências no Judiciário brasileiro.

No trabalho, Tavares comentou a aplicação do prazo vintenário (20 anos) pelo juiz do processo, quando, na verdade, a própria LDA silencia sobre o prazo de prescrição a se adotar em ações envolvendo direito do autor.

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