MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

"Um falso evangelho gera falsos crentes e falsos profetas", afirma Paulo Cezar, do Grupo Logos

Publicado em 21-06-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: cantores(as) e bandas  

Paulo Cezar e Nilma Soares: união é exemplo no meio evangélico
Paulo Cezar e Nilma Soares: união é exemplo no meio evangélico

"Eu sinto verdadeiro espanto no meu coração/ Em constatar que o evangelho já mudou/ Quem ontem era servo agora acha-se Senhor/ E diz a Deus como Ele tem que ser".

Os versos iniciais da música O evangelho, gravada em 1996 pelo Grupo Logos, retratam um cenário que, mais de 20 anos depois, continua bastante atual no meio evangélico: a autovalorização dos pregadores - e, por extensão, do próprio ser humano -, em detrimento da soberania de Deus.

Em entrevista, no último sábado (17/06), ao programa de rádio Onde os Fracos Têm Vez (OFTV), numa edição dedicada ao Logos, o autor da música, Pr. Paulo Cezar - fundador do grupo ao lado da esposa, Nilma Soares -, foi taxativo. Para ele, falsos profetas e falsos cristãos são fruto de um falso evangelho pregado por muitos líderes.

"Às vezes, eles [os falsos profetas] podem parecer sinceros, ou talvez até sejam, porque nunca compreenderam o Evangelho de Cristo, na verdade. Eles não sabem, e aí tomam certas atitudes que, mesmo mostrando ao seu coração sinceridade, estão errados e distantes. Quando o homem compreender realmente o Evangelho, jamais vai reivindicar nada, muito pelo contrário, é aí que vai cair nos pés de Cristo, em tremenda submissão e serviço", afirmou.

O programa, apresentado pelo compositor Elvis Tavares, lembrou vários outros sucessos do Logos, como Expressão de louvor, Portas abertas e Autor da minha fé, além de músicas menos tocadas nas rádios, entre elas In memoriam, feita em homenagem a Jairo Trench Gonçalves, o Jayrinho, cofundador, com Paulo, do extinto Grupo Elo.

Ao comentar o processo de criação das letras, Paulo Cezar ressaltou que a fidelidade à Bíblia sempre foi uma preocupação do Logos. Tanto é que, na ficha técnica de alguns álbuns do grupo, é possível ler a que versículo bíblico se refere a canção.

"Uma vez, Pedro perguntou a Jesus: 'Senhor, para onde iremos se só Tu tens palavras de vida eterna?' [João 6:68] Quando a gente olha para o salmo [119:11], a recomendação é de que se deve guardar no coração a Palavra do Senhor, para não pecar contra Ele. Também quando Paulo escreve aconselhando Timóteo [2 Timóteo 4:2], pede que ele pregue a Palavra e que faça isso a tempo e fora de tempo. Então, encoraja Timóteo a admoestar, repreender, exortar com longanimidade e ensinar. Acho que a nossa música precisa fazer isso. A minha ideia, quando escrevo as canções, é ter alguma coisa que leve um conselho de Deus para as pessoas", explicou Paulo Cezar.

Novo álbum a caminho

Hoje reduzido a uma dupla, já que Paulo Cezar e Nilma são os únicos membros do grupo atualmente, o Logos, com seus mais de 30 anos de trajetória e dezenas de músicas que marcaram gerações, é uma fonte de inspiração - e de canções - para novos talentos do gospel nacional.

Paulo Cezar falou de sua alegria ao ver as músicas que fez sendo regravadas, muitas vezes com nova roupagem.

"Primeiro, [isso se deve a] o reconhecimento da música como música, talvez por sua aceitação popular, por ser mais conhecida, por ser bonita, qualquer coisa assim desse tipo. Mas a segunda razão eu acho mais relevante, que é o resultado especial que ela gera na alma das pessoas, e por que não dizer, no coração de quem quer regravar a música, ou de quem refaz esse trabalho com novo arranjo. O conteúdo divino sempre será moderno ao coração das pessoas", sentenciou.

O cantor falou ainda sobre os planos para a gravação de um novo álbum do Logos ("várias músicas estão prontas para serem gravadas"), que tem todo seu repertório disponibilizado em sites e aplicativos de streaming. Também citou o Projeto Aguarunas, iniciativa de evangelização junto a índios peruanos da qual a Missão Evangélica Logos participa.

Já Nilma Soares lembrou como superou um câncer de mama, detectado em 2012, e comentou a importância de manter a família unida para divulgar a Palavra de Deus.

O OFTV vai ao ar todos os sábados, às 8h, na rádio Sara Brasil FM (89,1), de Florianópolis. Confira abaixo a íntegra da entrevista de Paulo Cezar e Nilma Soares ao programa.

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.