NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Grupo The Eagles processa hotel homônimo a seu maior hit

Publicado em 17-05-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: direitos autorais  

O Hotel California fica em Todos os Santos, no México - Foto: Reprodução
O Hotel California fica em Todos os Santos, no México - Foto: Reprodução

A banda americana The Eagles está processando o Hotel California, em Todos os Santos, no México, por plágio da canção homônima. O estabelecimento estaria usando sem permissão o nome da música, maior hit do grupo, e levando os hóspedes a acreditar que o local serviu de inspiração para a letra de Hotel California, composta nos anos 1970 por Don Henley e Glenn Frey, membros dos Eagles na época. Don Felder, outro integrante, é o autor da melodia.

De acordo com o jornal O Globo, os advogados da banda afirmam que "muitas avaliações online deixam claro que os consumidores americanos que visitam o hotel em Todos Santos e compram merchandise dos réus acreditam, de fato, que o hotel está associados aos Eagles, o que não é o caso".

Eles dizem ainda que músicas dos Eagles são constantemente usadas na trilha sonora do ambiente, o que pode ser comprovado no site TripAdvisor, que reúne informações turísticas. Há relatos de hóspedes que foram ao hotel pensando que se referia à famosa canção, e um deles testemunha que Hotel California tocava no local quando chegou.

Segundo os documentos do processo, o estabelecimento tem esse nome desde a inauguração, em 1950. Mas teria sido apenas a partir de 2001, quando foi comprado pelo casal de canadenses John e Debbie Stewart, que a associação com os Eagles começou.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.