NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Com ajuda de radialista, colombianos devolvem bens saqueados de avião da Chape

Publicado em 12-05-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: política e cultura  

A locutora da rádio Mary Luz Garcia ajudou na campanha para devolução dos objetos encontrados em meio aos destroços do avião - Foto: Federico Rios/Native/Folhapress
A locutora da rádio Mary Luz Garcia ajudou na campanha para devolução dos objetos encontrados em meio aos destroços do avião - Foto: Federico Rios/Native/Folhapress

Na última terça (09/05), véspera da partida final entre Atlético Nacional e Chapecoense pela Recopa Sul-Americana, em Medellín, na Colômbia, familiares de vítimas e sobreviventes do avião da LaMia que caiu em novembro do ano passado, matando 71 pessoas, receberam homenagens de colombianos.

Moradores da cidade de La Unión, próxima ao local da tragédia, fizeram um mutirão para recuperar pertences das vítimas que haviam sido saqueados em meio aos escombros. Mais de 200 objetos, entre celulares, anéis, carteiras, relógios, camisas, sapatos, uniformes e notebooks, foram entregues para cerca de 30 parentes de passageiros daquele voo e para quatro dos seis sobreviventes: o jornalista Rafael Henzel e os atletas Alan Ruschel, Helio Neto e Jackson Follmann.

"O que aconteceu foi um milagre. Eu precisava voltar para ver tudo o que aconteceu", disse Follmann à Agência Efe.

"Não sei como as equipes de resgate fizeram para chegar até aqui. Estou impressionado. Mas hoje este ciclo se encerra para mim", acrescentou Henzel.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a campanha para recolher os pertences das vítimas começou em janeiro. Em março, a mobilização ganhou o apoio da radialista Mary Luz Garcia, que passou a pedir em seu programa diário para os moradores de Lá Unión devolverem o que levaram.

Para isso, a estratégia foi mostrar como poderia ser importante para os familiares receber os objetos, e não culpá-los por algo ilegal que fizeram no dia da tragédia.

"Não funcionaria pressionar nesse sentido, tivemos que ir convencendo as pessoas", contou a locutora à Folha.

Após a vitória de 2 a 1 na partida de ida, em Santa Catatina, a Chape foi derrotada pelo Atlético Nacional por 4 a 1, em Medellín, e viu os colombianos erguerem o troféu da Recopa. O título é disputado pelo vencedor da Taça Libertadores da América (Atlético Nacional) e o campeão da Copa Sul-Americana (Chapecoense).

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.