NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Exemplares de livro de Hitler são apreendidos no Rio de Janeiro

Publicado em 12-03-2017

Texto: Redação Efrata Music

Tags: política e cultura  

A polícia do Rio de Janeiro apreendeu, na última sexta-feira (10/03), oito exemplares do livro "Mein Kampf" ("Minha luta"), de Adolf Hitler, em uma banca de jornal no bairro de Copacabana, Zona Sul da capital fluminense.

De acordo com o portal G1, a 12º DP (Copacabana) chegou até o estabelecimento por meio de uma denuncia feita pela Federação Israelita. O dono da banca foi levado para a delegacia, ouvido e liberado em seguida.

Segundo um advogado da federação ouvido pelo G1, ficou constatado que o comerciante "não tinha noção" do conteúdo do produto que estava vendendo e, por isso, não iria responder por nenhum crime.

Já o jornal O Dia informou que foi instaurado um procedimento para apurar a exposição dos exemplares.

A comercialização, a exposição e a divulgação de "Mein Kampf", no qual Hitler expõe os ideais nazistas, foram proibidas por decisão da 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2016.

Originalmente publicado em dois volumes, o livro caiu em domínio público em 1º de janeiro do ano passado.

Em novembro último, a edição alemã comentada pelo historiador Christian Hartmann e sua equipe recebeu o prêmio Sociedade Precisa de Ciência, da Associação Leibniz, entre outros motivos, porque "expôs as declarações falsas e enganosas de Hitler" e "corrigiu erros factuais".

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.