MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Cristina Mel revela ter recusado proposta para ser cantora de black music

Publicado em 01-12-2016

Texto: Redação Efrata Music

Tags: cantores(as) e bandas  gospel e popular  

Cristina Mel foi convidada de Elvis Tavares no programa de rádio 'Onde os Fracos Têm Vez'
Cristina Mel foi convidada de Elvis Tavares no programa de rádio 'Onde os Fracos Têm Vez'

Se quisesse, Cristina Mel hoje poderia figurar ao lado de nomes como Sandra de Sá e Paula Lima como uma das divas da black music nacional.

Em entrevista ao programa de rádio Onde os Fracos Têm Vez, apresentado por Elvis Tavares, a cantora revelou que, nos anos 1990, foi convidada pela então CBS, hoje Sony Music, a trocar a música gospel pela popular.

"Foi na época em que surgiu a Rosana, cantando 'Como uma deusa'", lembrou Cristina. "Recebi a proposta para gravar um estilo soul, pelo fato de eu ter morado um tempo nos Estados Unidos e ter sofrido uma influência muito grande da música gospel americana. Mas eu sabia que a mensagem que Deus tinha para mim era outra. E veja como Deus faz as coisas: alguns anos depois, hoje estou na Sony Music gospel", acrescentou.

Cristina contou ainda que a fluência no inglês - ela é graduada em Letras e professora - também a ajudou no início de seu ministério, na Bompastor. Foi pela gravadora paulistana que a cantora lançou, em 1990, seu álbum de estreia, o LP Tá decidido, somente com versões em português de canções estrangeiras.

A faixa-título, por exemplo, primeiro sucesso de Cristina Mel, é uma versão de I have decided, de Amy Grant.

"A Bompastor, na época, era a maior gravadora gospel do Brasil e tinha esse contato direto com as gravadoras internacionais. Então, era muito fácil conseguir autorização pra regravar essas canções. Pelo fato de ser professora de inglês, eu tinha facilidade de entender a língua e traduzir as canções o mais fielmente possível", explicou a cantora, falando também da influência que Elias de Carvalho, diretor da Bompastor, teve nesse início de trajetória.

"Ele queria que eu fosse uma 'Amy Grant brasileira'. Tanto que eu regravei algumas canções da Amy Grant no tom original dela. Era uma estratégia da Bompastor, e eu também estava começando, ninguém me conhecia. Não era fácil conseguir boas canções para uma principiante. Então, foi também bastante cômodo pra mim", contou.

A capa do LP Tá decidido também rendeu uma história curiosa revelada no programa. Cristina Mel admitiu que seu visual, com cabelo cacheado grande ("parecia uma juba de leão", nas palavras da cantora), batom vermelho e jaqueta de couro, causou polêmica na época.

"Era algo bem inédito. A Bompastor não tinha nada a perder. Eu, 'nem existia', estava começando. Creio que fui uma cobaia. Mas eu brincava, dizendo: 'Pastor, compra meu LP pra ver se eu consigo comprar uma roupinha nova. Olha, está aos pedaços isso aqui. Tenha pena de mim, me ajuda!' Eu levava tudo na esportiva", revelou, aos risos.

O bom humor deu lugar à emoção quando Cristina lembrou seu trabalho com missões, no início da carreira. Perguntada por Elvis Tavares se vê o Brasil carente de obras missionárias ou se a prioridade são as nações estrangeiras, ela respondeu, com a voz embargada:

"A prioridade são vidas, no Brasil, fora, aonde o Senhor me levar. 'Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim'. A minha prioridade é estar no centro da vontade de Deus."

A entrevista foi entremeada por canções que marcaram os 26 anos de carreira de Cristina Mel, desde grandes sucessos como A mão do Mestre até a música infantil, representada por Sadraque, Mesaque e Abdenego, passando por obras menos conhecidas de seu repertório, a exemplo do dueto em espanhol com Álvaro Tito, na música Dios Unió.

Confira abaixo a íntegra do programa. Onde os Fracos Têm Vez vai ao ar todo sábado, na rádio Sara Brasil FM, de Florianópolis (SC). Todas as edições estão disponíveis no canal da Efrata Music no YouTube.

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.