NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Edição comentada de 'Minha luta' é premiada na Alemanha

Publicado em 28-11-2016

Texto: DW (17-11-2016)

Tags: política e cultura  

Edição comentada de 'Minha luta' possui dois volumes - Foto: Picture Alliance/AP Photo/M. Schrader
Edição comentada de 'Minha luta' possui dois volumes - Foto: Picture Alliance/AP Photo/M. Schrader

A nova edição comentada do livro mais controverso da história alemã, Minha luta (Mein Kampf), de Adolf Hitler, foi agraciada nesta quinta-feira (17/11) com o prêmio Sociedade Precisa de Ciência da Associação alemã Leibniz. A polêmica publicação foi lançada em janeiro deste ano pelo Instituto de História Contemporânea (IfZ, na sigla em alemão), baseado em Munique.

"Com essa nova edição crítica e histórica do Minha luta, o historiador Christian Hartmann e sua equipe preencheram uma grande lacuna na pesquisa sobre o nacional-socialismo na Alemanha", destacou a associação ao justificar a escolha para o prêmio. "A publicação expôs as declarações falsas e enganosas de Hitler, corrigiu erros factuais e incluiu o contexto contemporâneo novo", acrescentou.

Hartmann e sua equipe receberão 50 mil euros pelo prêmio, que é entregue a cada dois anos e agracia trabalhos científicos de relevância social. A nova edição do Minha luta entrou na lista de best-sellers na Alemanha e já vendeu mais de 80 mil cópias.

A edição foi lançada após um minucioso trabalho de análise realizado por historiadores desde 2009. Em dois volumes, a versão comentada tem cerca de 2 mil páginas, quase o dobro do original, incluindo introdução, índice e cerca de 3,5 mil comentários de estudiosos criticando, explicando e refutando a ideologia do ditador nazista.

O trabalho pretendia "desconstruir e contextualizar o que Hitler escreveu". Segundo os editores, a edição analisa questões históricas, entre elas, sobre como o ditador concebia suas teses, que objetivos ele tinha e, conforme ressalta do IfZ, "o mais importante: que contra-argumentos temos, dado nosso conhecimento atual sobre as propostas, mentiras e alegações de Hitler".

Até o início deste ano, os direitos autorais da obra pertenciam ao estado alemão da Baviera, o qual proibia novas impressões na Alemanha. Estes expiram 70 anos após a morte do autor e, no caso de Hitler, isso aconteceu no dia 1° de janeiro, quando o livro caiu em domínio público. Dias depois, foi lançada a edição comentada do IfZ.

Entretanto, a publicação de cópias não comentadas de Minha luta continua proibida, após uma decisão dos secretários de Justiça dos 16 estados alemães.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.