MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Programa de rádio homenageia 30 anos do LP 'Não há barreiras'

Publicado em 02-09-2016

Texto: Redação Efrata Music

Tags: história da música gospel  

Um disco que quebrou paradigmas e foi um divisor de águas na história da música cristã contemporânea. É assim que Elvis Tavares define o álbum Não há barreiras, gravado em 1986 por Álvaro Tito, no programa "Onde os fracos têm vez", que apresenta na rádio Sara Brasil FM, de Florianópolis (SC). A mais recente edição, no último sábado (27/08), foi uma homenagem aos 30 anos de lançamento do histórico LP, pela multinacional Polygram (hoje Universal Music).

Para comemorar o aniversário, Elvis Tavares, autor da música-título, organizou uma grande produção. O programa - que, propositalmente, completava 30 edições - trouxe, além das nove faixas tocadas na íntegra - com direito ao chiado do vinil (o disco nunca foi lançado em CD) -, uma entrevista descontraída com Álvaro Tito, amigo de longa data do apresentador, e depoimentos de pessoas que participaram de Não há barreiras, como o produtor do LP, Alceu Damico; Jorge Severiano, pai do cantor e autor da música Caminhada; e Jairlene Bezerra, uma das vocalistas presentes nas gravações.

Com muito bom humor, Elvis Tavares e Álvaro Tito também lembram histórias e curiosidades sobre o disco. Uma delas diz respeito a um "holandês" que teria "atravessado o caminho" do cantor na época. Na verdade, tratava-se do presidente da Polygram no Brasil, que não queria o título "Não há barreiras" porque a expressão começava com uma palavra negativa.

"Eu bati o pé. Graças a Deus que deu certo", comenta Álvaro, aos risos.

E não foi só à direção da gravadora que ele desagradou inicialmente. Também com bom humor, Álvaro recorda que muitos líderes evangélicos torceram o nariz para Não há barreiras logo após o lançamento. Para o cantor, isso aconteceu por causa do modo inovador, para a época, como gravou as canções.

"Eu absorvi um pouco da influência da música pop internacional no jeito de cantar e interpretar. Isso era uma novidade, era estranho para a época", conta, sem esconder a admiração por Stevie Wonder.

Esse também seria um dos motivos, segundo Álvaro, para o sucesso, até hoje, de duas músicas do LP: a faixa-título, de Elvis Tavares, e a autoral Pelo sangue de Jesus.

"Essas músicas conseguiram aliar a qualidade possível para a época, nos quesitos produção e mensagem, com o jeito de interpretar", define o cantor, afirmando que estimativas apontam a vendagem de 1,724 milhão de cópias de Não há barreiras, mesmo sem a versão digital.

Alceu Damico lembra que chorou de alegria quando ouviu o LP, ao término da mixagem.

"Eu senti muita unção e uma declaração profética no meu coração de que aquele produto mudaria a história da música evangélica brasileira e que realmente abalaria até a estrutura nessa área. E isso aconteceu. Podemos dizer que a música evangélica tem antes e depois de Álvaro Tito. Louvado seja Deus porque nós plantamos essa semente", comemora.

Elvis Tavares ainda destaca várias outras particulares do disco, como o fato de Álvaro Tito ter tocado bateria nas gravações e feito os arranjos; a presença da mãe do cantor, Olindina Ramos, entre os compositores (é dela a faixa Fica, Jesus); e a participação do saxofonista Mario Lucio, integrante do grupo Placa Luminosa, que fazia muito sucesso no Brasil nos anos 1980.

No YouTube, onde o programa pode ser ouvido na íntegra, a internauta Emilia Sasse elogiou o especial.

"As músicas sempre emocionantes! Mas a história valoriza mais ainda. Faz a gente prestar atenção nos detalhes. Excelente!", escreveu.

Também no YouTube, Elvis Tavares aproveitou para contar mais curiosidade:

"Para quem não reparou na capa do disco: o advérbio NÃO está grafado NAÕ e o HÁ está HA'. A explicação é que a foto do Álvaro está levemente tombada para a direita. O designer gráfico acompanhou esse movimento "a estibordo" deslocando o ~ (til) e o ' (acento agudo)!"

Antes de a música e o álbum "Não há barreiras" inspirarem um especial de rádio, Elvis Tavares já havia transfigurado sua mais importante obra para outra mídia. Em 2012, o compositor lançou, pela editora Ágape, o livro Álvaro Tito - Uma biografia sem barreiras, no qual faz um passeio pela trajetória pessoal e profissional do biografado e pela história recente da música.

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.