MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Levitas são homenageados na Câmara do Rio

Publicado em 05-05-2016

Texto: Câmara Municipal do Rio de Janeiro (29-04-2016)

Tags: meio evangélico  

Levitas são homenageados na Câmara do Rio - Foto: Ascom
Levitas são homenageados na Câmara do Rio - Foto: Ascom

Na noite da última segunda-feira (25), por iniciativa do vereador João Mendes de Jesus (PRB), a Câmara do Rio homenageou os Levitas com moções de Louvor e Aplausos, uma forma de reconhecimento pelo trabalho que os grupos evangélicos prestam à sociedade e, em especial, à comunidade evangélica do Rio de Janeiro.

Durante a homenagem, o parlamentar entregou 300 moções aos homenageados, concedendo, ainda, a palavra em Plenário aos inúmeros representantes dos Levitas que, além dos discursos, tiveram oportunidade de apresentar seus Ministérios de Louvor e Adoração por intermédio de cantores, compositores, instrumentistas e grupos de dança.

"Estou muito contente em homenagear os Levitas, em nome do povo carioca, com moções de Louvor e Aplausos. Há muito tempo queria receber essa gente tão importante para o mundo evangélico, e para a sociedade carioca em geral. Os Levitas são dignos de admiração porque cuidam dos templos e de tudo relativo ao seu funcionamento", pontuou João Mendes de Jesus.

OPINIÃO

Por Elvis Tavares

O Novo Testamento é o palco das ações de Cristo até sua crucificação em prol da humanidade.

Não há menção, a propósito, a levitas nos tempos de Jesus. O que se vê nas páginas da Nova Aliança é um conclame a que todos prestem culto e adoração a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, vide Efésios 5:18-20 e Colossenses 3:16.

Já o Velho Testamento é pródigo na citação aos levitas, dizendo, originalmente, tratarem-se de descendentes da tribo de Levi.

Das funções dos levitas constavam, por exemplo, cuidar do tabernáculo e carregá-lo; trabalhar como porteiros, padeiros, guardas e ajudantes em todas as fases da obra de construção do templo (serventes?), dentre outras tarefas, podendo-se resumi-las de acordo com o livro de Números 1:50: "Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo."

Davi pôs os levitas com funções específicas quando estabeleceu normas voltadas para a adoração - inovações, de certa forma, aperfeiçoadas por seu sucessor, Salomão, após a construção do templo e seguidas de perto pelos governos de Ezequias e Josias.

Mais à frente, alguns levitas receberam a função de ministrar perante o lugar santo e de cantar louvores a Deus nas cerimônias públicas de adoração - talvez esteja aí alguma semelhança com aqueles que se consideram levitas hoje. Cabe ressaltar, ainda, que nessa ocasião suas atividades estavam mais distantes de tempos anteriores quando exerciam trabalhos servis.

Detalhe: na divisão das 12 (doze) tribos, aos levitas não fora destinada qualquer herdade, pois Deus seria sua única herança.

Fato é que tem-se praticado nos dias atuais, por alguns grupos de cristãos, determinados ofícios então restritos ao povo judeu.

Por fim, temos as palavras do apóstolo Paulo na carta aos Gálatas 4:9: "Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?"

E a propósito, o site da Efrata Music fez uma enquete com a seguinte pergunta: "Os levitas tinham uma função bastante peculiar no Antigo Testamento. Você acha que essa mesma função é desempenhada hoje ou a questão ministerial do levita descaracterizou-se com o tempo?". Apenas 14% dos participantes consideraram que a função se mantém. Para 86%, ela ficou descaracterizada.

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.