MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Morre empresário Eduardo Berzin Filho, criador da ExpoCristã

Publicado em 22-04-2016

Texto: Redação Efrata Music

Tags: mercado gospel  

À frente da EBF Comunicações, Eduardo Berzin Filho criou a ExpoCristã em 2001 - Foto: Reprodução Facebook
À frente da EBF Comunicações, Eduardo Berzin Filho criou a ExpoCristã em 2001 - Foto: Reprodução Facebook

Morreu na tarde de quinta-feira (21/04), em Atibaia (SP), aos 55 anos, Eduardo Berzin Filho, dono da EBF Comunicações, empresa que criou a feira de artigos evangélicos ExpoCristã. A causa da morte não foi divulgada.

"É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Eduardo Berzin. Aprouve ao nosso Deus recolher seu servo", diz parte de um comunicado sobre o falecimento do empresário, publicado no site "Guiame".

Em julho de 2013, Eduardo Berzin foi acometido de um mal súbito e acabou sendo internado, em estado de coma, no Hospital Novo Atibaia. De acordo com o "Guiame", o empresário, desde então, ingressou em uma luta de quase três anos pela própria vida.

No último domingo (17/04), a mãe de Eduardo, Magali Berzin, em seu perfil no Facebook, pediu orações pelo filho, que apresentava, segundo sua descrição, um quadro infeccioso, com muita febre e um estado geral preocupante.

Magali também comunicou que o filho estava na UTI do Hospital Novo Atibaia, para onde fora levado no sábado. Ele havia sido internado no local sete meses antes e depois transferido para uma clínica em São Paulo.

Às 17h do dia 21, Magali anunciou, também no Facebook, a morte de Eduardo.

Empreendedor evangélico

Nascido em 16 de março de 1961, na cidade paulista de Osvaldo Cruz, Eduardo Berzin Filho era visto como um dos principais empreendedores da história recente do mercado evangélico.

Com as iniciais de seu nome, criou a EBF Comunicações, empresa sediada em Atibaia e que chegou a ter, entre seus produtos, as revistas "Igreja", "Consumidor Cristão" e "Música Cristã", o site "Creio" e a TV Cristã. Em 2010, a empresa se uniu à gravadora Som Livre, das Organizações Globo, para criar o Troféu Promessas.

Mas o carro-chefe da EBF, durante 11 anos, foi a ExpoCristã, considerada o maior evento de produtos e serviços para o público evangélico da América Latina. A feira, criada em 2001, era realizada anualmente no mês de setembro, em São Paulo, reunindo sempre milhares de pessoas e envolvendo milhões de reais em negócios. Entre os expositores estavam editoras, gravadoras e empresas de vestuário, instrumentos musicais e muitos outros ramos.

Em 2011, o aniversário de 10 anos da feira foi tema de artigo de Elvis Tavares, manager da Efrata Music, que participou da edição comemorativa.

No ano seguinte, o relacionamento entre a EBF e a Globo azedou, com o anúncio de que a Geo Eventos, do grupo de Roberto Marinho, estava criando uma nova feira voltada ao público evangélico, sem a concordância e participação da empresa de Eduardo Berzin. A iniciativa gerou uma nota de repúdio da EBF.

Em 2013, a Geo Eventos lançou a Feira Internacional Cristã (FIC). Enquanto isso, a ExpoCristã passou para as mãos da empresa Do4C, mas ainda assim acabou cancelada, depois de ser desalojada do pavilhão de exposições do Anhembi, onde era realizada, por falta de pagamento.

Na época, segundo a "Folha de São Paulo", comentava-se nos bastidores do meio gospel que o declínio da ExpoCristã estaria relacionado ao surgimento da FIC.

A feira da Geo Eventos só teve uma edição, acabando ainda em 2013, assim como sua organizadora.

Leo Ganem, ex-executivo da empresa e também da Som Livre, já à frente da Um Entretenimento - agência especializada em música cristã, parceira da Universal Music no selo gospel da multinacional -, comprou os direitos da ExpoCristã. Uma nova edição estava prevista para 2014, mas novamente a feira foi cancelada, dessa vez sem retorno anunciado.

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.