NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

'Não há barreiras' é eleito um dos melhores discos de todos os tempos

Publicado em 04-11-2015

Texto: Redação Efrata Music

Tags: história da música gospel  

O álbum "Não há barreiras", lançado em 1986, foi considerado o 11º melhor disco evangélico brasileiro de todos os tempos
O álbum "Não há barreiras", lançado em 1986, foi considerado o 11º melhor disco evangélico brasileiro de todos os tempos

O álbum Não há barreiras, de Álvaro Tito, lançado em 1986 pela multinacional Polygram (atual Universal Music), foi considerado o 11º melhor disco evangélico brasileiro de todos os tempos em uma lista com cem títulos.

Chamado "100 álbuns para ouvir antes de ir para o céu", o ranking foi feito por cerca de 20 especialistas de oito sites de conteúdo cristão: Arquivo Gospel, Casa Gospel, Gospel no Divã, Gospel Prime, O Propagador, Ruben Mukama, Super Gospel e Virtual Gospel.

O nome, de acordo com matéria publicada no Super Gospel, é um trocadilho com o livro "1.001 álbuns para ouvir antes de morrer".

"A lista visou elencar discos que se destacaram pela qualidade musical, além do impacto cultural e histórico. (...) Há discos de várias décadas, desde os anos 60 até 2010, com a presença de vários gêneros musicais, como a MPB, pentecostal, rock, pop, rap, folk, dentre outros", explica a matéria.

A escolha de Não há barreiras é justificada da seguinte forma:

"Imagine uma das maiores gravadoras do planeta, a PolyGram (hoje Universal Music), abrindo suas portas para a música evangélica brasileira que estava fervilhando nos anos 80. Agora, imagine um talentoso cantor de apenas 21 anos que misturava MPB, jazz, soul e pop como recém contratado por ela para gravar seu terceiro disco. Artisticamente ambicioso, se propõe a não apenas interpretar, mas também atuar no projeto como diretor musical, arranjador, músico e compositor de metade das faixas. A despeito da resistência inicial da cúpula da gravadora em confiar tamanha responsabilidade a um artista tão jovem, o trabalho resultou em um dos melhores discos já produzidos na música evangélica nacional. O sucesso de público e crítica foi imediato e a faixa que o intitula, certamente, uma das mais importantes daquela década dourada."

A faixa-título de Não há barreiras é de autoria de Elvis Tavares, manager da Efrata Music.

Até hoje um dos maiores hits da música evangélica nacional, a canção também figura na playlist "As mais ouvidas do gospel", criada pelo Universal Music Christian Group e disponibilizada em algumas plataformas digitais.

Preenchendo lacunas

A liderança do "Top 100" elaborado pelos oito sites evangélicos é do grupo Vencedores por Cristo, com o álbum De vento em popa, lançado em 1977 pela VPC Produções.

Ainda de acordo com a matéria do Super Gospel, o ranking foi criado para suprir uma carência, uma vez que a historiografia musical do gospel brasileiro ainda é incipiente.

No ar há dez anos, o site da Efrata Music também procura ajudar a preencher essa lacuna, veiculando diversas matérias sobre a história da música gospel.

Elvis Tavares, manager da editora, também lançou, em 2012, o livro "Álvaro Tito - uma biografia sem barreiras", que tangencia cerca de 30 anos da gospel music, dentro e fora do Brasil.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.